Palestrante

Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares

A deputada federal Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares (PSDB-AL) nasceu em Arapiraca-AL e tem uma trajetória de mais de 35 anos ligada à defesa dos direitos humanos. Psicóloga e especialista em Educação Especial, lecionou na rede pública de ensino, onde desenvolveu sua paixão pela causa das pessoas com deficiência.

Com um assíduo engajamento social, aproximou-se de entidades filantrópicas e estimulou a organização e criação de associações de minorias, dentre elas a de defesa da mulher, da criança, da juventude, de idosos, cultura popular, dentre outros de forte relevância estadual. Foi indicada para a direção de Educação Especial da Secretaria de Educação de Alagoas. Neste cargo, Tereza dinamizou a diretoria e ainda criou o Centro de Educação Especial Wandete Gomes de Castro, em 1994 e, logo depois, implantou também o Ensino Especial em Maceió.

Presidiu, por 10 anos, a Associação Pestalozzi de Maceió, mudando completamente a sua realidade e transformando-a na maior do nordeste.

Em 2015, indicada pelo então deputado federal Ronaldo Lessa e, competindo com candidatas de vários estados, Tereza Nelma recebeu no Congresso Nacional o prêmio "Brasil Mais Inclusão", que reconhece ações de destaque na promoção da inclusão social, em todo o Brasil.

Em 2016, fundou em Maceió a Casa Rosa, com o compromisso de ajudar outras mulheres nessa batalha. Hoje, a casa já atendeu mais de 10 mil mulheres, oferecendo gratuitamente serviços diversos serviços de saúde, sem convênio com SUS, Estado ou Prefeitura.

Vereadora por quatro mandatos pela Câmara Municipal de Maceió. No último, presidiu a Comissão de Direitos Humanos. Em todas as eleições obteve resultados crescentes: em 2016 foi a vereadora mais votada proporcionalmente dentre as capitais brasileiras, com 15 mil votos.

Hoje, deputada federal, Tereza é a única mulher representando Alagoas e permanece atuante no Congresso Nacional. Esse ano, Tereza foi eleita Procuradora da Mulher da Câmara com 72% dos votos das parlamentares. Na gestão da Procuradoria desde abril de 2021, a deputada já criou o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) - maior mecanismo de monitoramento da atuação da mulher na política.

Na Câmara Federal ela integra as Comissões: de Seguridade Social e Família; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Defesa dos Direitos da Mulher e a de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também preside a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e é Coordenadora do Turismo Acessível na Frente Parlamentar do Turismo.

Comprometida com os brasileiros, Tereza defende sempre os direitos humanos e a inclusão social de todos e todas.

Programação

Dia 24/11
19H00 às 19H50

Representatividade feminina nos espaços de poder: Observatório Nacional da Mulher na Política